Atualmente os povos indígenas mostram-se cada vez mais
dispostos a lutar pela preservação da sua cultura, estamos acompanhando
recentemente os protestos indígenas com o intuito de tomar posse de terras, oque
lhes pertence, mas para compreendermos devemos saber mais sua cultura, por isso
hoje lhes trago um pouco sobre a religião original, da tribo tupi-guarani. Vale
a pena lembrar que o contato com o homem branco modificou muito a historia
dessa tribo, pois podemos ver índios casando nas igrejas deixando para trás uma
bonita parte de sua história.
A figura central na criação do universo é Tupã
(Nhanderuvuçú) deus supremo que habita as terras tupiniquins, com a ajuda da deusa
lua Araci, Tupã desceu a Terra, em um lugar descrito como Aregúa, e deste local
criou tudo sobre a face da terra, também as estrelas foram colocadas no céu
nesse momento.
No princípio ele criou a alma, que na língua tupi-guarani diz-se
"Anhang" ou "añã" a alma. Tupã criou duas almas e, das duas
almas (+) e (-) surgiu "anhandeci" a matéria.
Tupã não tem forma
humana, ele possui a forma antropomórfica, é a energia que nos rodeia, sempre
existiu e sempre existirá, existia antes da criação do universo.
Esse era o mito
inicial da criação, cultivado pelos índios tupi-guarani, mas atualmente vemos o
choque da cultura do homem branco, com o povo indígena, vemos índios usando
computadores, roupas entre outros aparelhos, isso de certo modo, ajuda a
divulgação. Desde os tempos
remotos a cultura indígena vê se ameaçada pelo cristianismo, pois as colônias indígenas
serviam para submeter a um trabalho desumano e um catecismo cruel imposto pela
igreja e disposto a tirar pela carne o deus ‘’falso’’ indígena.
Os povos ressurgidos têm conseguido
recuperar suas identidades historicamente negadas a partir da reconstrução ou
elaboração de novas utopias, gestadas pela fertilidade da memória da
resistência. Compõem essas utopias valores culturais, religiosos, morais e
políticos, que dão à etnicidade uma dimensão ritual, religiosa e política.
Um grande exemplo dessa vitória é o Parque Indígena do
Xingu, criado em 1961 pelo então presidente brasileiro Jânio Quadros, tendo
sido a primeira terra indígena homologada pelo governo federal. Seus principais
idealizadores foram os irmãos Villas Bôas, mas quem redigiu o projeto foi o
antropólogo e então funcionário do Serviço de Proteção ao Índio, Darcy Ribeiro.
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